LOAS 2019 ATUALIZADA: O que é? Quem tem direito? Calendário

O cidadão tem direito ter saber sobre o LOAS 2019 atualizada. Na realidade muitos ainda possuem dúvidas a respeito do benefício. Quer saber sobre o LOAS 2019 atualizada? Acompanhe mais informações a seguir.


LOAS 2019 ATUALIZADA

LOAS 2019 ATUALIZADA

LOAS 2019 ATUALIZADA

A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) é o direito de o usuário receber um salário mínimo mensal. A quantia é concedida ao cidadão que possui deficiência.

O valor também é um direito onde o idoso completa mais de 65 anos passa a ter direito assim que comprovado. Ao ser comprovado ele pode garantir a renda.



Conheça as novas alíquotas da tabela INSS 2019

Este direito é concedido ao grupo familiar.  Nesse grupo é preciso que seja menor que 1/4 do salário-mínimo vigente.



Como é um benefício que oferece assistência ao usuário não precisa continuar com suas contribuições com o INSS, já que já e acobertado. Todavia, só não lhe é dado salários extra ou pensão pensões em caso de morte.

Veja como dar entrada no Auxilio Doença 2019

Para entender sobre as LOAS basta ir até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). No local é possível esclarecer suas dúvidas a respeito da renda.


Direito às LOAS 2019

O direito das LOAS 2019 atualizada ocorre para os seguintes casos:

  • Brasileiro, nato ou naturalizado, e as pessoas de nacionalidade portuguesa, com residência fixa no Brasil;
  • Usuário com renda familiar inferior a ¼ de salário mínimo vigente

Ainda é preciso que estes se enquadrem em:

  • Para o idoso: ter sua idade igual a 65 anos ou mais,tanto para homem quanto para mulher;
  • Para a pessoa com deficiência: qualquer idade, mas que demonstre impedimento de longo prazo (mínimo de 2 anos). Precisa ter deficiência de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.

Nota: o benefício não pode ser cumulativo. Os idosos que pedir o auxílio não podem ter aposentadoria ou pensão. Para mais detalhes, entre aqui.


Regras das LOAS 2019 ATUALIZADA

Para quem acessa o site do INSS, algumas informações que te ajudam a entender melhor sobre a LOAS 2019 atualizada são repassadas. Confira então, todas as regras já estabelecidas nesse Governo:

  • Comprovação da deficiência, é preciso passar pelo Serviço Social e ser comprovada também por Perícia Médica do INSS;
  • Idoso em asilo: está sendo abrigado em alguma instituição durante um longo tempo, como hospital, abrigos para idosos ou instituição;
  • Adicional de 25% para beneficiário que precisa de assistência permanente de terceiros: destinado a quem comprova invalidez e é dependente de outros;
  • A renda da família em que o idoso faz parte não conta com o Benefício Assistencial ao Idoso concedido a outro membro, não entra em questão no caso de uma nova solicitação dentro da família.
  • Concessão ao recluso: nesse caso,o benefício não é liberado, já que existe suporte vindo do próprio Governo.
  • Concessão ao português: portugueses podem receber esse benefício, desde que comprove a sua real moradia em terras brasileiras.
  • Pessoa com Deficiência contratada como aprendiz: contratados como menor aprendiz tem o direito de somar seu BPC/LOAS. Caso alcance esse recebimento durante 2 anos consecutivos, o benefício passa a ser suspendido.
  • Trabalho da pessoa com deficiência: caso consiga ser inserido no ambiente de trabalho, a pessoa com deficiência terá suspensão de seu benefício.
  • Requerimento por terceiros: caso o beneficiário não possua condições de comparecer ao local, é possível nomear um responsável pela entrega de suas documentações, mas apenas se nomeá-lo como representante legal.

Calendário LOAS 2019 ATUALIZADA

O pagamento do LOAS 2019 atualizada segue as datas da tabela do INSS. Com isto o cidadão deve seguir estes prazos para garantir o direito e receber o benefício.

Sabendo que esse calendário é atualizado todos os anos, confira sempre as datas vigente para o ano atual. Veja a tabela já estabelecida a seguir:


Entrada do LOAS 2019 ATUALIZADA

O pedido do LOAS 2019 atualizada deve ser feito em uma agência do INSS ou CRAS. Para garantir o benefício é preciso ir até um destes locais. Em mão esteja com seguintes documentos:

  • Identidade oficial com foto;
  • CPF;
  • Documentações dos demais familiares;
  • Caso necessário, comprovante de perícia médica atualizada, oferecida pelo INSS;

Não se esqueça de preencher o requerimento, entre aqui e leve junto da agência do INSS. E entre aqui para solicitar já seu agendamento online. Siga as instruções para completar os campos.

Nota: os dados devem ser atualizados a cada dois anos pela conferência da Previdência Social. Se o usuário não se enquadrar mais nos requisitos pode perder.


Consulta LOAS 2019 ATUALIZADA

Ainda é possível fazer a consulta do LOAS 2019 atualizada pela internet. Veja como a seguir:

Consulta LOAS 2019 ATUALIZADA

  • Em seguida, selecione a opção de “Acompanhar pedido”;
  • Complete o formulário solicitado;
  • Confirme as opções e acesse para ver seu resultado.

Contato LOAS

Caso exista alguma dúvida sobre o LOAS atualizada, utilize o canal de atendimento abaixo:

  • Telefone: 135.

Contato LOAS

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.85
Total de Votos: 47

LOAS 2019 ATUALIZADA: O que é? Quem tem direito? Calendário
    1. Jaqueline
    2. Sueli do Carmo Lobo

    Adicione Seu Comentário